Se inscreva para receber mais conteúdos relevantes, como este, sobre o universo infantil.

12 dicas para melhorar a confiança das crianças

12 dicas para melhorar a confiança das crianças

Compartilhe:

Logo após o nascimento as crianças aprendem novas habilidades muito rapidamente, e junto delas também adquirem a confiança para usá-las.

Ao passo que vão envelhecendo, essa confiança pode ser tão importante quanto as novas habilidades. Para prosperar, as crianças precisam acreditar em sua própria capacidade, ao mesmo tempo que compreender que podem dar conta, se alguma coisa não for bem sucedida. É por meio da experimentação e superação de falhas que desenvolverá uma confiança pessoal sadia.

Aqui estão 12 maneiras de preparar suas crianças para se sentirem capazes e aproveitar o máximo de suas habilidades e talentos.

1.Modele sua auto confiança: Mesmo que não se sinta com vontade de fazê-la! Observar você lidando com novos deveres de forma otimista e com bastante preparação, da um bom exemplo para as crianças. Isso não significa que você deve fingir ser perfeito. Reconheça sua ansiedade, porém não foque nela, foque nas coisas positivas que está fazendo para se preparar.

2.Não se chateie com erros: Ajude a criança a perceber que todos cometemos erros, e que o mais importante é aprendermos com eles e não nos prendermos a eles. Pessoas confiantes não deixam que o medo de falhar as interrompa, não por acharem que nunca irão falhar, mas por saberem como lidar com adversidades sem que elas atrapalhem no seu objetivo final.

3.Encoraje-as à tentar coisas novas: Ao invés de focar nas coisas nas quais eles se destacam, é bom para as crianças, a diversificação. Obter novas habilidades faz com que elas se sintam capazes e confiantes de que podem lidar com qualquer situação que se deparam.

4.Permita que as crianças falhem: É natural querer proteger sua criança de falhas, porém, é por meio de tentativa e erro que as crianças aprendem e não alcançar seus objetivos as ajuda a entender de que isso não é fatal. Isso pode encorajá-las a um esforço maior, que se provará útil quando forem adultos.

5.Aprecie a perseverança: Aprender a não desistir na nossa primeira frustração ou desistir após um imprevisto é uma habilidade importante em nossas vidas. Confiança e auto estima não é ter sucesso em tudo a todo momento, mas sobre ser resiliente o suficiente para continuar tentando e não se desapontar se você não for o melhor naquilo.

6.Ajude as crianças a acharem suas paixões: Explorar seus próprios interesses pode ajudá-las a desenvolver um senso de identidade que é essencial na construção de sua confiança. Claramente, ver seus talentos se aprimorarem aprimorará muito sua auto estima.

7.Estabeleça Metas : Articular metas, sejam grandes ou pequenas, e alcançá-las, fazem com que as crianças se sintam aptas. Ajudem-as à tornar seus desejos e sonhos em algo tangível, encorajando-as a fazer uma lista das coisas que elas desejam alcançar. Então, pratique dividir em partes, planos a longo termo, assim criando uma referência realista. Dessa forma, você irá validar seus interesses e ajudá-las a aprender as habilidades necessárias para alcançar seus objetivos durante a vida.

8.Celebre os esforços: Dar mérito às crianças por suas conquistas é ótimo, mas também é importante mostrar que você está contente com seus esforços independente do resultado. Aprender novas habilidades exige trabalho duro, e nem sempre mostrarão resultados imediatamente. Deixe as crianças entenderem que você valoriza o trabalho que elas estão fazendo, sejam elas crianças brincando com blocos ou adolescentes aprendendo a tocar violão.

9.Tenham expectativas de que elas participarão: Elas podem reclamar, porém elas se sentem mais conectadas e valorizadas quando são confiadas a fazer trabalhos apropriados para sua faixa etária, desde pegar brinquedos até lavar a louça e buscar seus irmãos mais novos de uma peça de teatro. Lição de casa e atividades após a escola são importantes, porém se sentir necessário pela sua família não tem preço.

10.Abrace imperfeições: Como adultos sabemos que a perfeição é algo não realístico, e é importante que as crianças compreendam isso o mais cedo possível. Ajude-as a entender que seja na televisão, em uma revista, ou no feed das mídias sociais de seus amigos, a ideia de que todos são felizes a todo momento, que são bem sucedidos e sempre bem vestidos é uma fantasia destrutiva. Ao invés, relembre-as de que ser menos que perfeito é algo humano e totalmente normal.

11.Prepare-as para o sucesso: Desafios são bom para crianças, mas eles também deveriam ter oportunidades nas quais elas podem ter certeza de obter êxito. Ajude-as se envolver em atividades que as façam se sentir confortáveis e confiantes o suficiente para enfrentarem desafios maiores.

12.Mostre seu amor: Deixe claro para suas crianças que você as ama independente de qualquer coisa. Ganhar ou perder o grande jogo, notas ruins ou boas. Mesmo quando estiver enfurecido com elas. Ter certeza de que sua criança sabe que você a acha incrível e não apenas nos momentos bons, irá melhorar seu valor individual mesmo quando não estiverem se sentindo bem sobre si próprio.

FONTE: https://childmind.org/article/12-tips-raising-confident-kids/

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas

Se inscreva para receber mais conteúdos relevantes, como este, sobre o universo infantil.
Tenha uma franquia Tenha um Funny Hair
Encontre a loja mais próxima