Pandemia combinada com Férias escolares e Feriados sem viagens, significam crianças trancadas em casa sem ter muito o que fazer, certo? E se você procura algo além do computador e televisão para os pequenos, que tal investir nos livros infantis que, além de divertir, também educam?
E para te ajudar a escolher os próximos exemplares da biblioteca das crianças, separamos algumas sugestões de acordo com as faixas etárias. Confira!
Livros para bebês
Autores: Meritxell Martí e Xavier Salomó
Neste livro, a criança passa a conhecer diversos objetos com essa cor. E tudo é feito por meio de uma narrativa simples e belas ilustrações.
Azul é o que conhecemos como livro-legenda, ou seja, uma obra em que o texto é apenas a legenda da ilustração. Porém, este é um livro que traz diversos aspectos estéticos que fazem com que seja considerado literatura de qualidade. A legenda pontua um elemento da ilustração, mas são as imagens que conduzem a história, criando conexões inusitadas entre um elemento e outro.
Este é um clássico da literatura infantil mundial. Trata-se de uma linda história que fala sobre a vida e suas transformações. O nascimento da lagarta, seu crescimento e sua transformação em borboleta mostram para a criança a sua própria trajetória.
A história trabalha ainda com a mudança dos dias da semana e o aumento da quantidade de comida que a lagarta não para de comer.
Livros para crianças de 3 a 5 anos
Esta é uma obra cheia de sons e muita intertextualidade. Uma obra atual, que fala da representatividade negra, de diversidade, de orgulho, de autoestima de maneira livre e sensível.
Livros que problematizam as relações étnico-raciais são extremamente necessários para que as crianças e jovens compreendam as questões relacionadas e não convivam somente com uma representação eurocêntrica de personagens. E esse livro, cumpre muito bem esse papel.
Este livro é uma linha do tempo. A história começa com um pai ensinando a filha a andar de bicicleta e termina com ela, depois de adulta, ensinando o próprio filho. Ou seja, fala sobre as diferentes fases da vida e nossos sentimentos sobre elas.
A obra conta com delicadas ilustrações de Rampazo e prepara a criança para viver momentos de perda e transformação, que sempre serão difíceis, mas que podem ser vividos com menos sofrimento quando já tivermos lido e refletido sobre eles.
Livros para crianças de 6 a 8 anos
Um galo e uma galinha somem e várias teorias aparecem. As galinhas brancas, pretas e ruivas formam um exército para marchar e encontrar os culpados. Trata-se de uma história cheia de referências à organização democrática da sociedade, com um final cômico e inesperado.
Além disso, o texto e as imagens de Laurent Cardon incorporam na história a comoção de um verdadeiro embate político e a luta pelo voto feminino, nos fazendo torcer pelas galinhas e enxergar as injustiças que elas sofriam até então.
Repleto de poesia, esse é um livro sensível que homenageia o Rio Doce e nos lembram da sua importância e da tragédia ambiental que atingiu suas águas no desastre de Mariana.
Suas ilustrações trazem uma mistura de sensações, especialmente quando vemos a lama começar a ganhar o rio. Elas conseguiram capturar toda a angústia daqueles que viram a lama se espalhar, até que não tenha sobrado mais nada, além da memória do rio e a esperança de vê-lo recuperado.
Para crianças de 9 a 12 anos
Ganhador do Jabuti de 2019 por seu incrível projeto gráfico feito por Felipe Cavalcante, este livro narra as angústias e curiosidades da personagem Clarice durante a ditadura militar.
É um livro recheado de suspense, que não nos entrega mensagens claras, mas nos convida a decifrá-las e nos faz refletir sobre censura e pensar nos efeitos da opressão sobre os pequenos.
Nesta obra, acompanhamos um menino que é mestre em ser invisível. Ele passa por onde quiser sem ser visto e faz o que quiser sem arranjar confusão. Porém, chega um momento em que não há mais graça em passar despercebido e ele quer ser visto por quem ama.
O livro traz, de forma poética, a invisibilidade da infância e como nós, muitas vezes, não percebemos as crianças, seus desejos e necessidades.
E aí, gostou das dicas? Tem também sugestões de livros infantis?